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Filtros Esportivos

Caro andarilho das vias urbanas… você já deve ter escutado por aí diversas versões de histórias sobre filtros esportivos e sua influência no rendimento do motorzão… Algumas pessoas comentam – inclusivem mecânicos –  que o filtro esportivo em sí não aumenta nem influenciam a potencia/torque de um carro, outros já são da opnião contrária. Tire então, suas dúvidas aqui e esteja preparado para rebater qualquer argumento que envolva a polêmica dos filtros.

O filtro de ar serve para nada mais que retirar as impurezas  do ar que alimenta o motorzão. No entanto, ele também exerce a função de restringir a quantidade de ar que entra no motor, tornando-o menos gastão (economiza-se em média 3% no consumo) e reduzindo assim sua potência. O filtro original apresenta a maior restrição quando comparado a filtros esportivos, no entanto, sua “filtragem” é –teoricamente– a melhor. Filtros esportivos por sua vez diminuem o fator “restrição” na tomada de ar, aumentam a quantidade de ar que o motor puxa, dando uma leve “sobre-alimentada”, mas em contra partida, tem uma menor filtragem das impurezas. (Lembrando que estamos falando dos filtros esportivos nacionais… Aqueles de 30, 50 e 80 conto que você compra na lojinha de som alí da esquina. Filtros esportivos como os K&N e AEM – apresentado na foto abaixo – tem garantia de vida útil infinita, apresentam uma filtragem do ar melhor até do que filtros originais nacionais que conhecemos, sem contar todos os outros beneficios já citados… Não é a toa que custam em torno de R$230,00 ou mais…)

Na maioria dos casos, quem compra um filtro esportivo somente troca a caixa do filtro original por um filtrão esporte… Mas como temos a famosa tomada de ar frio – Conhecida por aqui como Kit Air Cool – iremos explicar o mecanismo inteiro. Nada melhor então, que uma ilustração pra entender o funcionamento da bagaça:

Tomada de ar Frio

Tomada de ar Frio

No caso de uma simples reposição de peças (tira-se o filtro original e se poem o esportivo) e ganho é claro já na primeira puxada. O ar entra mais facilmente no motor e em maior quantidade. Se posto num local onde a presença de ar frio circulando é maior, o ganho é maior ainda. Pode representar um upgrade de até 7cv no motor se seu carro for um milzinho (é o caso do novo celta VHC – e agora VHC E – ) e para os menos humildes, de 7cv até 12cv em média, em motores 1.6 ou superior. Casos como o do PT Cruiser são poucos mais existem: Trocando-se APENAS o filtro original por um esportivo, obtem-se um rendimento extra de mais de 10cv ! \o/ Quem me dera se meu 0.998cc fosse assim!

Em caso de troca de parte do sistema de admissão (Filtro mais corpo tubular de condução do ar até a borboleta) o ganho é um pouco maior.

Esse sistema também apresenta todas as vantagens citadas acima. Então você me pergunta, porque eu gastaria a mais para comprar um kit assim se somente o filtão já faz o serviço? Bom, segundo vários preparadores de carros de arrancada – um inclusive dá aulas de mecânica no SENAI da minha cidade – quando a passagem do ar entre o primeiro ponto de admissão (filtro) e o ponto onde acontece a mistura de ar/combustível (abaixo dos bicos injetores, logo antes da valvula de admissão) é mais suave, o ar chega muito mais facilmente até aquele ponto e em maior quantidade, evitando a “turbulencia”, que é de praxe em carros com mangueiras sanfonadas e etc que ligam o filtro até a borboleta de admissão, onde o ar “tromba” com as paredes do tubo de conexão.

Portanto se você pretende extrair o máximo possível de potência do seu aspiradinho sem transforma-lo nun superalimentado (turbinado), compre um filtrão de responsa e um sistema tubular que deixe o fluxo chegar ao seu motor o mais suave possível.

Agora, aqui está a prova de que um filtro faz milagres:

7 Respostas to “Filtros Esportivos”

  1. coloquei no corsa 1.0<>

  2. Eu coloquei um filtro simples no meu celtinha 2012 VHC-E deu uma melhora muito perceptivel!!!!! ele chega a velocidade maxima limitada muito rapida…agora o proximo passo é tirar o limitador e ver até onde o motorzinho vai !!!! Aconselho o uso!!!!

  3. Sei que o topico é antigo, mas ae coloquei o sistema simples filtrao msm esportvo ali da lojinha da esquina kkk OMEGA 2.2 e num Palio 1.0 Fire ambos tiveram uma melhora significativa de desempenho, testado no combustivel liquido GAS e no GNV rendimento absurdo de melhor no GNV que antes dava uma engasgada e chorava um pouco pra desenvolver o carango.

  4. Uouuu… magina um sistema k&N!!

  5. No celta deu diferença hein! filtro + escape… ou MENOS escape


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