GASOLINANDO
Informação de alta octanagem.

Monte Seu Som!

Achou caro o orçamento do seu som? Saiba que você mesmo pode montar seu trio-elétrico com um orçamento relativamente baixo. Descubra aqui os passos básicos para fazer sua carroça urrar nos embalos de sábado a noite.

No segundo Garage Day deste mês, montamos o som de um Fiat Uno (6 auto-falantes H-Buster e Bravoxx, player Pioneer e futuramente um Sub Selenium – também será postado o procedimento – ). Confira aqui os passos.

Antes de mais nada, escolhemos o Fiat Uno pela sua relativa simplicidade ou não de encaixe entre os falantes de 6″ nas portas e de 4″ nas bases laterias paralelas ao tampão do porta-malas, exigindo adaptações e soluções simples que com um pouco de criatividade e capricho podem ser incorporadas em qualquer carro.

Logo, aqui vão as ferramentas necessárias para o processo:

  • Chave de fenda
  • Chave Philips
  • Furadeira
  • Tisoura
  • Fita Isolante
  • Compasso
  • Serra Tico-Tico (pode ser substituida por uma faca serrilhada quente)
  • Alicate
  • Lápis
  • Caneta Piloto
  • Lixadeira
  • Lixa e base para lixa
  • Régua
  • Estilete
  • Espátulas de ferro
  • Serra para FERRO
  • MDF
  • Parafusos com porcas e arruelas
  • Tinta Latex preta fosca para madeira

COMEÇANDO…

Obviamente o primeiro a se fazer é:

Abra a porta.

Abra a porta.

Desparafuse tudo o que encontrar (maçanetas, descanço de braço, etc. Mas só um lembrete, se a peça não tiver parafuso, é porque ela é conectada por pressão ou tem algum tipo de braçadeira interna, portanto não enfie a chave de fenda e tente puxar que você vai quebrar seu carro!  Em caso de peças conectadas por pressão, o mecanismo de soltura deve ser similar a um grampo. Para liberar a peça você deve procurar pela extremidade do grampo, puxando-o para fora e tirando o grampo. Por exemplo, a manivela para subir/descer o vidro do Uno adota esse mecanismo.

Tire o grampo usando espátulas.

Tire o grampo usando espátulas.

ass

Quando o grampo sair a maçaneta se desencaixará facilemente da porta.

Retire o painel da porta com cuidado procurando sempre puxar perto dos pontos de encaixe entre o painel e a lata da porta, fixada por buchas brancas plásticas. Quando você começar a puxar, é normal escutar alguns estralos por conta das buxas plásticas se desprendendo.

gd-0171

Uma dor de cabeça a menos.

Uma dor de cabeça a menos.

O próximo passo é pegar o falante que você irá colocar na porta e medir a profundidade e largura que ele ocupará tanto na porta, quanto no painel que você acabou de remover, afim de não coincidir o imã com alguma parte de ferro da porta na hora de instalar. Meça de um jeito que o falante tenha a mesma distancia de baixo pra cima e da direita pra esquerda da porta, deixando-o paralelo as duas retas da mesma (horizontal e vertical). Está vendo esse plástico branco na foto acima ? Puxe a parte direita de baixo e tire a fiação para fora. Se seu carro não tem nem fiação, não se preocupe, posteriormente iremos postar um explicativo com essas informações também) Reserve.

Vamos à instalação do falante na porta. Pegue a caneta piloto, o compasso e a regua e faça a marcação na porta. Risque com o compasso uma circunferência e em seguida recorte.

Medição indecisa

Medição indecisa

Esquente a faca e corte. Ou use a serra tico-tico

Esquente a faca e corte. Ou use a serra tico-tico

Se for necessária uma adptação entre o falante e a porta, para que o imã não pegue no fundo da mesma ou no vidro, pegue o MDF e coloque o falante de ponta cabeça, de modo que você possa marcar seu contorno, afim de recortar posteriormente o MDF e fazer uma base que compensse a diferença entre o falante e o painel da porta. Corte a madeira com a serra tico-tico e lixe para retirar os rebarbos. Junte todas as peças e confira se o tamanho bate. Continunando juntas, lixe para que todas tenham o mesmo formato, dando um acabamento PROFISSA.

Marque um molde perto do outro para obter um aproveitamento máximo do material.

Marque um molde perto do outro para obter um aproveitamento máximo do material.

Lixe ultilizando a base toda da lixa (apoiada sobre um suporte) para que o acabemento fique o mais uniforme possível.

Lixe ultilizando a base toda da lixa (apoiada sobre um suporte) para que o acabemento fique o mais uniforme possível.

Todos os moldes devem ter o mesmo formato

Todos os moldes devem ter o mesmo formato.

Em seguida recorte um gabarito de papel com o mesmo formato dos moldes de madeira e faça um corte no meio. Você irá medir, com o gabarito de papel, a circunferência necessária que o molde de MDF deve ter para que o falante se encaixe dentro dos mesmos. *Detalhe: estão sendo usados aqui (devido a espessura do MDF, 2 moldes por falante.)

Poe o falante em cima, marca e recorte o papel!

Coloque o falante em cima, maque e recorte o papel!

Acerte o furo do meio, cortando o papel, até que toda a base do falante passe livremente pelo recorte que você acabou de fazer

Acerte o furo do meio, cortando o papel até que toda a base do falante passe livremente pelo espaço que você acabou de fazer.

O próximo passo é pegar o gabarito de papel e marcar sobre os moldes prontos de MDF a circunferência interna necessária para o encaixe perfeito do falante. Em seguida faça alguns furos grossos afim de passar a serra para o lado de dentro do marcado na hora de cortar.

Marque.

Marque.

Fure.

Fure.

Corte e pronto.

Corte e pronto.

Note que todos os moldes tem o mesmo formato externo. O procedimento seguinte é marcar a furação dos falantes nas bordas do molde. Apoie a base do mesmo sobre o molde e marque com a caneta piloto o lugar dos parafusos. Volte os moldes à furadeira e com uma broca de diâmetro menor que o parafuso a ser empregado, fure a marcação individualmente. Certifique-se que a furação foi bem sucedida e passe os parafusos roscados, juntando os moldes ao falante.

Molde OK ? Next Step...

Molde OK ? Next Step...

Pegue o painel da porta e segundo a marcação e o furo que você fez (encaixe o imã no furo para centralizar o falante corretamente) marque com caneta piloto o lugar dos parafusos. Fure o painel da porta e confira se os furos estão certos colocanco o falante no lugar.

Macaco que marca direito não faz a mesma coisa duas vezes.

Macaco que marca direito não faz a mesma coisa duas vezes.

Encaixou? É nóis... já deve estar com agua na boca vendo seu falantinho na porta...

Encaixou? É nóis... já deve estar com agua na boca vendo seu falantinho na porta...

Agora que você viu que está tudo nos conformes, retire o falante da porta e os moldes do falante. Pegue a tinta latex preta fosca para madeira e pinte os moldes completamente! Dê duas ou três mãos afim de corrgir imperfeições no acabamento. Deixe secar por 1h. Monte tudo novamente. Os moldes no falante, o falante na porta e por fim, coloque a arruela com a porca na parte de traz da porta, fixando firmemente o falante na mesma. Se necessário serre os parafusos para que eles não trombem com a lataria da porta ou o vidro!

Não é pintura a dedo! Ultilize um rolinho!! Não pincel!

Não é pintura a dedo! Ultilize um rolinho!! Não pincel!

Falante fixado e pronto? Tá na hora do FATALITY!

Falante fixado e pronto? Está na hora do FATALITY!

Enfim, o último e melhor passo é puxar a fiação de dentro da porta e conecta-la com a do falante. Isole cada fio separadamente com fita isolante.

Simule a montagem da porta para ter certeza que está tudo em seu devido lugar. Se a bandeira for verde, encaixe o painel na porta e parafuse o apoio de braço, etc…

Encaixe apertando estrategicamente, não soque para não quebrar a bucha.

Encaixe apertando estrategicamente, não soque para não quebrar as buchas plásticas.

Voalá! Só lembre de dar uma limpada na porta depois... Coisa que agente esqueceu! xD

Voalá! Só lembre de dar uma limpada na porta depois... Coisa que a gente esqueceu! xD

Futuramente entrarão posts sobre como fazer a parte traseira do som, instalação de Sub, potência, Cd-Player e ligação do equipamento na bateria.

2 Respostas to “Monte Seu Som!”

  1. Noosssaa cara, mto boa.. ja tive uno e coloca som nessas portas de papelao é foda!

    mto bom o post!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: