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Informação de alta octanagem.

Aumentado a Redonda

Talvez uma das coisas que primeiro se repara quando o assunto é  modificação na caranga é a troca do conjunto  rodas/pneus. Um dos, senão O, símbolo mais marcante na ximbicosa.

17" pra você é grande? Que tal 24" ?

17" pra você é grande? Que tal 24" ?

Mas nem todo mundo manja que existe um limite máximo e mínimo para o tamanho delas, pré-definido por lei (não, não são os famosos 3% a mais!) e que a sua troca por quadruplas maiores, mais largas e com material diferente das originais de fábrica influenciam diretamente no rendimento do astromóver e em seu funcionamento mecânico. Sugue as informações necessárias agora para não fazer feio na hora de Aumentar a Redonda!

Primeiro e mais importante passo, o que você pode fazer. Imprima essa resolução e esfregue na cara de um policial metido a sabichão quando ele apontar o dedo para a sua caranga e disser: Seu carro não está dentro da lei, vai ter que ginchar. Roda muito grande, suspensão muito baixa, blá blá blá. Se ele fosse mecânico ou inspetor para regulamentação de veículo não estaria trabalhando como policial numa sexta a noite não é?

Pois bem, para a tristeza ou alegria de todos lá vai:

O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO – CONTRAN, usando da competência que lhe confere o art. 12, inciso I, da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, e conforme Decreto n° 4.711, de 29 de maio de 2003, que trata da coordenação do Sistema Nacional de Trânsito, resolve:

Art. 3º As modificações em veículos devem ser precedidas de autorização da autoridade responsável pelo registro e licenciamento. Parágrafo único: A não observância do disposto no caput deste artigo incorrerá nas penalidades e medidas administrativas previstas no art. 230, inciso VII, do Código de Trânsito Brasileiro.

Art. 4º Quando houver modificação exigir-se-á realização de inspeção de segurança veicular para emissão do Certificado de Segurança Veicular – CSV, conforme regulamentação específica do INMETRO, expedido por Instituição Técnica Licenciada pelo DENATRAN, respeitadas as disposições constantes na tabela do Anexo desta Resolução.
Parágrafo único: O número do Certificado de Segurança Veicular – CSV, deve ser registrado no campo das observações do Certificado de Registro de Veículos – CRV e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos – CRLV, enquanto que as modificações devem ser registradas nos campos específicos e, quando estes não existirem, no campo das observações do
CRV/CRLV.

Art. 8º Ficam proibidas:
I – A utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do veículo;
II – O aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda; Sad but true. Again.

Isso é o que consta na lei, mas se você tiver dinheiro na carteira for gentil e paciente com o oficial, normalmente te liberam pela roda não entrar para dentro do paralama. Quanto a questão mecânica, aqui vai um simulador que irá te explicar melhor e com menos palavras, o que acontecerá ao seus sistema de freio e velocimetro ao trocar o conjunto de rodelas : http://www.1010tires.com/TireSizeCalculator.asp No quadro direito, selecione o box “Show Tires Made In Each Size”, em “Display Units” deve constar “Millimiters Only” e logo abaixo, “Front & Side View”. Pronto, agora é só colocar o tamanho original das bitelas no primeiro quadro e no quadro a baixo coloque o tamanho desejado. Recomendo que você domine um mínimo de inglês para entender o que o site explica.

Quanto aos famosos 3% de aumento permitido em relação ao diâmetro externo das rodas, a medida exedente à original, na verdade, representa a tolerância máxima de resistência dos materiais dos componentes veiculares que estão conectados à roda.  Ex: freio, amortecedores, pára-lama, homocinética, etc..

Portanto não abuse, lembre-se sempre que, se você vir sua roda te ultrapassando, sinal que vem merda.

Excesso do diâmetro externo. Componente Fail!

Excesso do diâmetro externo. Componente Fail!

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Atualização do post.


Para quem ainda tem dúvidas, aqui vai a última deliberação do Contran a respeito de modificações no veículo.

DELIBERAÇÃO Nº 75, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2008
Altera os artigos 8º, 9º e o anexo da Resolução CONTRAN nº 292/2008.
O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO, ‘ad referendum’ do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, no uso das atribuições que lhe confere o art. 12, inciso I, da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro, e conforme o Decreto nº 4.711, de 29 de maio de 2003, que dispõe sobre a coordenação do Sistema Nacional de Trânsito, RESOLVE:

Art. 1º Alterar o inciso IV do artigo 8º da Resolução CONTRAN nº 292/2008, que passa a ter a seguinte redação:
‘Art. 8º Ficam proibidas:
I -……………….
II -………………
III -……………..
IV – A adaptação de 4º eixo em caminhão, salvo quando se tratar de eixo direcional ou auto-direcional’.

Se há altura mínima, as resoluções em vigor não especificam qual é.

8 Respostas to “Aumentado a Redonda”

  1. Cara, vc é um FILHA DA PUTA!

    Que porra é essa de se “tiver dinheiro na carteira”??

    Apareça vc e sua carroça na minha frente que eu grampeio vc e essa merda que vc chama de CARRO.

    Vc é um LIXO! Tapão na cara é pouco pra vc.

  2. CARAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAIOO VEEEEEEEEEEII…. post bem loco!

    abraçoss!

  3. Bugatti é demais!
    Não entendo muito de carro e tunning, mas gostei da rodona!

    http://gasguito.blogspot.com/

  4. UOOOOOOOOOOUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

  5. No celtinha da pra por seguro até a 16″ com perfil 50…. e tbm tem coisa nova na lei… fala q pode almentar no maximo duas polegadas do aro original! tava na fullpower junto com a materia dos rebaixados! masss.. FODASEE SUAUSHAUSHAUSHauhsua


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